Sambaíba

A viagem de uns 100 quilômetros de estrada boa e por paisagens cada vez mais belas, prenunciava um lugar legal.

E de fato, logo ao entrarmos na cidade se confirmaram as boas impressões. Ruas limpas, asfaltadas e bem cuidadas, praças floridas e gramadas, casarios coloridos com portas e janelas nas calçadas, e ao fundo a imponente Serra que arrematava a paisagem, com suas encostas íngremes e grandes penhascos.

Sambaíba assim como um oásis, é um contraste a todas as cidades que conhecemos no Maranhão. O clima mais ameno e ritmo de povoado, contribuem para a sensação de bem estar, que nos convidou a passear pelas ruas, observando seus detalhes, e cumprimentando as pessoas.

Extensas escadarias se debruçam até as águas do Rio das Balsas, que corta a cidade e parece dar vida ao local. Ligando as duas margens uma linda ponte pênsil, totalmente em madeira, com duas imponentes torres nas cabeceiras, que sustentam seus cabos e ajudam a embelezar o rio.

No outro lado, propriedades rurais se avizinham compartilhando as águas do rio e se estendendo até os horizontes visíveis.

Passamos dois dias nessa linda cidade, dividindo nosso tempo entre a área urbana e o campo. Mas, mesmo tendo conhecido tão pouco, podemos dizer que amamos o lugar, e certamente voltaremos outras vezes.

Voltar